MACA

View Original

Um novo Museu de Arte em Punta

Neste sábado, é inaugurado o Museu de Arte Contemporânea Atchugarry (Maca), projeto de Carlos Ott. Em um impressionante projeto arquitetônico de Carlos Ott, será inaugurado neste sábado, dia 8 de janeiro, o novo sonho do artista Pablo Atchugarry no Uruguai: um museu de arte contemporânea aberto a todos públicos, com projeção internacional. Localizado no km 4,5 da Rota 104, em Manantiales, onde hoje é a sede da Fundação Pablo Atchugarry, o novo MACA - Museu de Arte Contemporânea Atchugarry - buscará posicionar o Uruguai no mapa das principais exposições internacionais. Em um projeto de construção de mais de 5.000 m2, criado pelo arquiteto uruguaio Carlos Ott, o MACA e o Parque das Esculturas serão um destino turístico e cultural ímpar. 

A abertura do MACA se dará com uma retrospectiva internacional intitulada “Christo e Jeanne-Claude no Uruguai”. É um conjunto com mais de 50 obras do acervo pessoal dos artistas e de coleções particulares, que serão exibidas em conjunto pela primeira vez na América do Sul. Na mostra se poderá ter uma visão geral do trabalho de Christo e Jeanne-Claude em diferentes formatos: fotografia, desenhos, colagens e projetos. A Fundação publicará um catálogo bilíngue espanhol-inglês contendo entrevista com os artistas e imagens de todas as obras expostas na mostra.   No edifício anexo ao Museu será montada a exposição "Heliografias" de León Ferrari. O museu abriga a coleção permanente de Atchugarry, que contém mais de cem obras de artistas latino-americanos, americanos e europeus, incluindo Julio Le Parc, Carlos Cruz Diez, Joaquín Torres García, Ernesto Neto e Carmelo Arden Quin. 

O programa de extensão cultural do MACA oferecerá séries de filmes, conferências, seminários e workshops, nos quais diferentes historiadores e críticos da região e do mundo. A intenção é que o MACA seja um laboratório e um centro de reflexão, debates e uma plataforma educativa. A apostas é em um museu repleto de atividades artísticas, educacionais e culturais para todos os públicos. Esta inauguração posiciona o Uruguai no mapa dos grandes museus internacionais e, ao mesmo tempo, fomenta o desenvolvimento de artistas locais.  O MACA deve marcar um antes e um depois deste museu no panorama cultural da região. 

LEER LA NOTA COMPLETA EN ESTE LINK