Punta del Este se renova na pandemia e começa a atrair turistas também no inverno
Conhecida por ser um destino de Réveillon e dos dias mais quentes de janeiro, Punta del Este e região têm se tornado também uma interessante alternativa de viagem durante o inverno.
A famosa Punta del Este está situada numa região litorânea do Uruguai que compreende ainda Punta Ballena, La Barra, Manantiales, La Juanita, Jose Ignacio, entre outros pequenos povoados.
Durante a maior parte da sua história, ficou conhecida como um destino de veraneio. Tanto, que na baixa temporada, entre julho e setembro, a maioria dos estabelecimentos comerciais fechavam e só sobravam os cassinos, as praias desertas e muito frio.
Mas esse cenário se transformou com a pandemia da Covid-19. Cerca de 20 mil novos residentes mudaram para a região, especialmente argentinos, europeus e brasileiros, todos em busca de qualidade de vida. Com esses novos moradores, atrações foram surgindo e estabelecimentos que antes abriam três ou quatro meses no ano, agora funcionam por cerca de 11 meses
A região de Punta del Este se transformou, portanto, em uma boa opção de destino também nas férias de julho. A seguir, uma seleção de restaurantes, vinícolas e hospedagens para quem quer visitar Punta no inverno, considerada a estação mais econômica do ano.
Restaurante Leonardo Etxea
A taberna basca do simpático Leonardo Etxea fica em Punta del Este e é daqueles lugares frequentados por moradores locais que buscam uma cozinha com peixes frescos da região, como a deliciosa brótola e a corvina-negra, os frutos do mar e também a paella.
Algumas opções do extenso menu são imperdíveis, como o polvo, os pimientos del piquillo recheados com siri ou as tenras lulas. A carta de vinhos é outro espetáculo à parte. Leo é um aficionado pelo assunto, com rótulos de praticamente todas as vinícolas do Uruguai. Não deixe de consultá-lo e de pedir uma boa dica para acompanhar sua refeição.
Cafetería & Restaurante El Tesoro
Essa casa aconchegante e iluminada em La Barra aposta em uma cozinha com ingredientes sazonais, portanto é possível comer quase de tudo ali, mas com a vantagem de tudo ser muito bem-feito. Café bem cuidado, bolos e pães, sanduíches e pratos como o tiradito de pesca local com ají amarelo e maracujá, crabcake de siri da Laguna de Rocha com salada e, para os dias mais frios, a bondiola de porco langaitu braseada em salsa de ostras, purê de batatas com wasabi e kimchi.
Borneo Coffee
O impecável Borneo estaria lotado e concorrido se estivesse em São Paulo – não que em La Barra não tenha seus dias com fila na porta. A cafeteria, que durante anos funcionava de forma sazonal, agora fica aberta o ano inteiro, de quarta a segunda, das 9h às 19h. Perfeita para nos dias frios se aquecer com um chocolate quente, bolos, tortas ou um gostoso alfajor de amendoim, tudo feito na casa. Para os mais famintos, sanduíches muito bem servidos também aparecem no menu.
El Popu
Os veganos e vegetarianos também tem seu lugar neste guia. Neste espaço, colaborativo em La Barra, além de pratos que variam semanalmente, funciona também como cafeteria, bar e espaço para aulas de ioga. Aberto diariamente a partir das 9 da manhã, parece que sempre há algo acontecendo por ali. A casa ampla e iluminada também é atrativa para quem precisa de um lugar confortável para trabalhar.
El Abrazo Restaurante e Hospedagem em Mananciales
O restaurante El Abrazo estará fechado em julho deste ano para uma pequena reforma na cozinha, mas retorna no final de agosto merecendo um lugar no roteiro. Aberto para um lindo jardim, é o lugar perfeito tanto para um jantar quanto para um almoço de domingo ensolarado. Dos chefs Federico Gaspari e Lucía Sosa Días, o restaurante hoje tem à frente da sua cozinha Luciana da Silva Lopes, que foi chef do restaurante Jacarandá em São Paulo, em 2016.
MACA – Fundacion Pablo Atchugarry
A fundação, também conhecida como Museo de Arte Contemporáneo Atchugarry, fica aberta de quarta a segunda, das 11h às 17h. Recém-inaugurado e com entrada franca, o MACA, situado em La Barra, é cercado por um lindíssimo parque de esculturas de variados artistas uruguaios e internacionais, além de um espaço dedicado ao escultor Pablo Atchugarry.
O espaço é perfeito para uma caminhada e também para deseja passear ao ar livre com as crianças.
Pueblo Edén
Um pequeno e peculiar vilarejo, onde vivem aproximadamente 250 pessoas e é cercado pela natureza e por um estilo de vida simples e campestre, é uma das pérolas da região a cerca de 45km de Punta del Este.
No segundo domingo de cada mês, o Mercado do Produtor apresenta uma rica oferta de produtos locais, produzidos pelos moradores.
Vinhos, inclusive os de baixa intervenção da enóloga Fiorella Faggiani, cerveja artesanal, mel, azeite, orgânicos, roupas e artesanatos são comercializados em ritmo de festa.
Para quem quiser se aventurar nos restaurantes locais, o La Posta de Vaimaca, em Pueblo Éden é o mais famoso deles. Um lugar simples, representante da cozinha campestre, que serve apenas quatro pratos, entre eles um cordeiro ao vinho assado no forno de barro. O La Posta funciona de terça a domingo, sempre no almoço e com reserva prévia pelo telefone.
Lea la nota completa en este link